Advocacia Pública

Está no ideário do século XXI a inarredável defesa de que o Poder Público deve ser o responsável pela efetivação imediata e absoluta de uma infinidade de direitos. Com isso, o Estado é diariamente acionado no Poder Judiciário por uma enorme quantidade de jurisdicionados que buscam a concretização dos mais variados direitos, que são muitas vezes implementados sem racionalidade técnica.

O grande papel desempenhado pela Advocacia Pública, nesse contexto, é o de filtrar essas demandas, evitando que o Estado seja vilipendiado em seu patrimônio por lides temerárias, abusivas e desarrazoadas, garantindo, assim, que os recursos públicos, tão essenciais em áreas vitais de serviço público, não tenham que ser realocados para o pagamento de indenizações indevidas.

Diferentemente do que é senso comum, portanto, a função da Advocacia Pública não é a de simplesmente defender o interesse público secundário, para utilizarmos a classificação de Renato Alessi, mas principalmente o de guarnecer o interesse público primário, promovendo os objetivos da República encartados no art. 3º da Constituição de 1988.

Coordenador

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Coaching Extensivo PGE/PGM é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de procuradoria. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Coaching Extensivo PGE/PGM (versão 2019)

Programa de acompanhamento em médio prazo para PGE e PGM.

Coaching Extensivo PGF (vagas limitadas)

Programa de acompanhamento em médio prazo para PGF.

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

 

Reta Final PGE Santa Catarina

Programa específico com base no edital de abertura n. 01/2018.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames da Advocacia Pública. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Rodadas - PGM João Pessoa (vagas limitadas)

Rodadas de provas práticas e discursivas para PGM/JP.

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas às iminentes provas orais dos concursos para ingresso na respectiva carreira.

Nessa fase da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores extrajurídicos assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado sob os aspectos jurídico, linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

Serão ministrados, como regra, dois cursos: 1) INTENSIVO, a ser realizado em São Paulo/SP ou Brasília/DF nas datas estabelecidas no cronograma do curso; 2) VIRTUAL, a ser realizado via Skype, com 6 (seis) encontros, nas datas combinadas com os professores responsáveis.

Equipe

Alan de Oliveira Dantas Cruz

Aprovado para Procurador do Estado do Acre (8º lugar) e Procurador da Câmara Municipal de Rio Branco. Cofundador do Local Legis. Organizador de Vade Mecuns de legislações locais pela Editora JusPodivm. Coautor do livro "Questões Comentadas PGE-SP" (2018), pela Editora JusPodivm.

Amanda Pinto Neves

Procuradora do Estado do Maranhão. Aprovada na PGE/RN.

Ana Cléia Clímaco Rodrigues da Silva

Procuradora do Estado do Maranhão (1º lugar). Ex-Procuradora do Estado do Mato Grosso (11º lugar). Aprovada na PGM/São Luís (15º lugar) e na PGM/Salvador. Coautora do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Arthur Régis Frota Carneiro Araújo

Procurador do Estado do Maranhão (18º lugar). Aprovado na PGM/Fortaleza (8º lugar), PGE/Amazonas, PGM/Campinas e PGM/Salvador.

Bruno Menezes Soutinho

Procurador do Estado de Mato Grosso. Aprovado na PGM Salvador, PGM Palmas, PGM São Luís (14º Lugar), PGE Maranhão (7º lugar), PGM Fortaleza, PGE/SE e PGE/PE (1º lugar)

Bruno Proença Alencar

Procurador do Estado de São Paulo. Aprovado na PGE/RN e na PGM Fortaleza.

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Clarissa Abrantes Souza

Advogada da União. Ex-Procuradora da Fazenda Nacional. Aprovada na PGE/RN, PGM/Salvador, PGM/Palmas, PGM/São Luís e Advogada da CBTU. Coautora do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Clarissa Pereira Borges

Advogada da União, Ex-Procuradora da Fazenda Nacional, aprovada e nomeada na PGE/PA (24º lugar), aprovada na PGE/RN (34º lugar) e na PGM/Salvador (19º lugar). Coordenadora e autora do livro Roteiros para Prova Oral - Procuradorias. Coautora do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Davi Maia Castelo Branco Ferreira

Procurador do Estado de Mato Grosso, aprovado na PGM/São Luís (2° Lugar), PGE/Mato Grosso (8° Lugar), PGE/Maranhão (17° Lugar), PGE/Amazonas e na PGM/Salvador.

Dênis Oliveira

Procurador do Estado de Mato Grosso. Aprovado na PGM-São Luís, PGM-Curitiba, PGE -Maranhão e PGE-Amazonas. MBA em Direito Tributário pela FGV.

Felipe Arruda Aguiar Sobreira da Silveira

Advogado da União, Ex-Procurador da Fazenda Nacional (2º lugar), aprovado na PGM/São Luís (6º lugar), na PGM/Palmas (7º lugar), PGM/Salvador (23º lugar) e AGU. Coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Francimar Soares da Silva Júnior

Procurador do Município de São Luís (5º lugar). Coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Helton Kramer Lustoza

Procurador do Estado do Paraná (7º lugar); Ex-Procurador do Município de São José dos Pinhais/PR; autor dos livros "Advocacia Pública em Ação", "Impostos Municipais para concursos" e coautor dos livros "Tributos em espécie para concursos" e "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" todos pela editora JusPodivm.

José Américo da Costa Júnior

Procurador do TCM/RJ (5º Colocado), Ex-Procurador do Estado do Piauí (6º lugar), aprovado para Procurador do Ministério Público de Contas do TCE/CE (3º lugar), Procurador do Ministério Público de Contas do TCE/PB (7º lugar), Procurador do Ministério Público de Contas do TCM/GO (2º Colocado); aprovado na PGM/Cuiabá (3º lugar), na PGE/PR (14º lugar), na PGE/AC (19º lugar) e na PGE/RN, dentre outros. Coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Larissa Colângelo Matos Vidal

Advogada da União.

Maíra Mutti Araújo

Procuradora do Estado do Pará (19º lugar). Aprovada na DPE/SE. Coautora do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

Martha Jackson Franco de Sá Monteiro

Procuradora do Estado do Maranhão. Ex-Procuradora do Estado do Mato Grosso (17° lugar). Aprovada na PGE/AM e PGM/Salvador.

Natália de Rosalmeida

Advogada da União (15° lugar). Aprovada na PFN, na PGM/Salvador (8° lugar), na PGM/Palmas e na PGM/São Luís.

Natália Furtado Maia

Procuradora do Estado de Goiás. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Aprovada nos concursos para Procurador do Estado de Goiás (2013), Procurador do Estado da Bahia (2013), Procurador do Município de São Paulo (2014), Procurador do Estado do Rio Grande do Norte (2014).

Pablo Freire Romão

Procurador do Estado do Maranhão (12º lugar). Aprovado na PGM/Fortaleza (4º lugar antes da prova de títulos). Membro da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (ANNEP). Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). Autor do livro "Precedente judicial no novo Código de Processo Civil: tensão entre segurança e dinâmica do direito".

Rafael Henrique Fortunato

Procurador Federal, aprovado na PGE/Bahia, PGM/Olinda/PE, PGM/Camaragibe/PE, TJ/PE - Notário, TJ/PE Analista Judiciário e Oficial de Justiça, Analista Jurídico da Hemobrás, classificado na PG/Bacen (64) e atualmente Subchefe Adjunto Substituto de Infraestrutura da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (SAJ/CC).

Rafaello Lamboglia Medeiros Correia

Procurador da Fazenda Nacional. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Aprovado e nomeado nos concursos da PGFN, PGE/PR e PGM/SP, aprovado ainda na PGM/São Luís, PGM/Salvador e Analista Judiciário com Especialidade em Execução de Mandados do TJCE

Renato Bodart Pessanha

Procurador do Estado de Mato Grosso (19° lugar), ex-Procurador do Município de Guarapari /ES (5º colocado), ex-Procurador do Município de Goiânia (17º lugar). Aprovado na PGM/São Luís e PGM/Salvador.

Vanessa Malveira Cavalcanti

Advogada da União. Aprovada na PGE/PR, no TJ/PI - Juiz (2º lugar, antes da prova de títulos) e na DPE/MG.

Víctor Barbosa Santos

Advogado da União, ex-Procurador da Fazenda Nacional, aprovado e nomeado nos concursos da PGE/PR e da PGM/Cuiabá (9º lugar), aprovado na PGE/BA, PGE/PI, PGE/RN, PGM/Recife, PGM/Salvador (11º lugar), PGM/São Paulo e PGM/Fortaleza.

Vitor Carvalho Curvina Costa de Araujo

Procurador da Fazenda Nacional. Aprovado na PGM/São Luís (13o lugar).

Wendel Nobre Piton Barreto

Procurador do Estado do Pará (8º lugar) e aprovado no TJ/BA – Notário. Coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm.

O que estão dizendo sobre nossos cursos

Wendel Piton e Maira Mutti, Procuradores do Estado do Pará
" Casal que estuda junto, passa junto! Essa era a máxima que tínhamos após conseguir passar nas vagas em um concurso para Analista. No entanto, para alcançar o sonho de ser Procurador de Estado, tivemos que adaptar essa máxima para: Casal que estuda com o Coaching PGE, passa junto! Não temos dúvidas que a qualidade e a atenção especial da equipe Coaching PGE foram muito importantes para que pudéssemos comemorar mais uma aprovação juntos, agora nas vagas do concurso da Procuradoria do Estado do Pará. "
Gabriela Santos
"O Coaching PGE extensivo proporciona estudo denso e direcionado para todas as fases de concursos de Advocacia Pública, de forma a conferir maior segurança na aprovação dentre as vagas previstas no edital. O diferencial do estudo não é a quantidade de horas despendidas, e sim a sua qualidade. Nesse sentido, o coaching regular desponta como uma exímia ferramenta para otimizar a qualidade e a eficiência do estudo, de maneira a evitar erros na preparação e a proporcionar máximo aproveitamento do tempo de estudo. Por isso definitivamente recomendo. "
Clara Rocha, Procuradora do Estado do Maranhão
"A dedicação dos coaches e o nível de excelência do material fornecido fizeram toda a diferença para minha aprovação no concurso de Procurador do Estado do Pará. Por isso, digo sem medo que o acompanhamento que tive durante os 5 meses do certame foram indispensáveis para me garantir o preparo e a tranquilidade necessários para alcançar a carreira dos meus sonhos. "
Priscilla Batista de Albuquerque (aprovada na PGM/Fortaleza - 9º lugar)
"O coaching CPGE, sem dúvidas, foi essencial para a minha aprovação no cargo de Procurador do Município de Fortaleza. Fiz o curso tanto para a primeira fase, quanto para a segunda e fez toda a diferença na minha preparação. Ele me deu a segurança que eu tanto precisava nesses meses que antecediam a prova, pois com a metodologia aplicada no curso reta final consegui revisar o edital por completo até duas semanas antes da prova objetiva. Os materiais de estudo fornecidos têm uma qualidade ímpar e são muito direcionados. Não posso deixar de mencionar o apoio psicológico que tive do Caio, cuja assistência me deixou extremamente confiante para a segunda fase. Posso afirmar, categoricamente, que o CPGE me ajudou muito a alcançar a minha tão sonhada aprovação. Tenho muita gratidão por esse curso! "
Clarissa Borges, Advogada da União
"O coaching para o concurso da PGE-PA foi extremamente válido, tendo em vista o acompanhamento direcionado dos professores, com a indicação dos materiais específicos e assuntos mais possíveis de serem cobrados. Acredito que o grande diferencial do curso consistiu na qualidade das questões das rodadas, bem como dos comentários proporcionados pelos professores que traziam resumos importantes com discussões e posicionamentos a serem abordados na prova, sempre atentando às peculiaridades da banca da PGE-PA. "