Defensoria Pública

O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. A partir desse direito fundamental conferido pela Constituição Federal, nasce a Defensoria Pública, instituição vocacionada a perseguir os direitos dos hipossuficientes. 
 
Em termos de maturidade institucional, a Defensoria Pública ainda engatinha. Muitos Estados da Federação ainda realizam seus primeiros concursos para provimento dos cargos de Defensor Público. Ingressar na carreira, neste momento, é adquirir a responsabilidade de construir a história da Defensoria Pública. Significa fazer parte de uma instituição sem amarras, que ainda conquista seu espaço e ganha cada vez mais destaque com a atuação combativa dos Defensores Públicos. Nessa perspectiva, ser defensor público é ser um agente da transformação social. 

Coordenador

Martina Correia

Defensora Pública Federal. Editora do Foca no Resumo. Autora do Direito Penal em tabelas (Editora Juspodivm).

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Coaching Extensivo Defensorias é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de defensoria. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Coaching Extensivo Defensorias

Programa de acompanhamento em médio prazo para Defensorias Públicas.

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames de Defensorias Públicas. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Rodadas Defensoria Pública - SP

Simulados de prova objetiva para 1ª fase da DPE/SP.

Rodadas Defensoria Pública - DF

Simulados de prova objetiva para 1ª fase da Defensoria Pública/DF.

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas às iminentes provas orais dos concursos para ingresso na respectiva carreira.

Nessa fase da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores extrajurídicos assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado sob os aspectos jurídico, linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

Equipe

João Duque Correia Lima Neto

Defensor Público do Estado de Pernambuco. Chefe de Gabinete do Defensor Público-Geral. Ex-Assessor de Desembargador do TJPE (concursado). Especialista em direito administrativo e pós-graduando em direito constitucional pela Universidade Anhaguera-Uniderp. Graduado pela Universidade Católica de Pernambuco. Autor de obras jurídicas.

Marcelo Pimentel Filho

Defensor Público do Estado do Paraná, aprovado no I Concurso. Titular da 50ª Defensoria Pública de Curitiba (Varas de Família). Aprovado na Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Aprovado na Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza - Unifor.

Mário Sérgio Moura Santos

Defensor Público do Estado do Maranhão. Aprovado para o cargo de Defensor Público do Estado do Pernambuco. Pós-graduado em Direito Processual Penal.

Martina Correia

Defensora Pública Federal. Editora do Foca no Resumo. Autora do Direito Penal em tabelas (Editora Juspodivm).

Martina Reiniger Olivero

Defensora Pública do Estado do Paraná. Membro do Conselho Superior e do Conselho Editorial da Revista da DPPR. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com dignidade acadêmica “Magna Cum Laude”.

Rodolpho Mussel de Macedo

Defensor Público do Estado do Paraná. Titular da 8ª Vara Criminal de Curitiba. Ocupa o cargo de Segundo Subdefensor Público-Geral. Foi examinador do III Concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Foi titular do 2° Tribunal do Júri de Curitiba. Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Thiago Góes Cavalcanti de Araújo

Defensor Público do Estado de São Paulo. Membro do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores da DPE/SP. Ex-Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul (aprovado em 8º lugar). Aprovado na DPE/PE (18º lugar).

O que estão dizendo sobre nossos cursos

Mauro Magalhães
"Fiz o curso Vorne de Rodadas para a Prova Discursiva (2º fase) do concurso da PGE São Paulo e ele foi, de fato, fundamental na minha aprovação. As rodadas simularam com precisão o formato e nível de dificuldade da prova, inclusive acertando algumas questões cobradas. Desse modo, não tive dificuldade com tempo, fato que era apontado como um dos principais desafios dessa etapa. O conteúdo do Curso, de igual modo, especialmente os espelhos dos simulados, foram excelentes e me garantiram sólida preparação, principalmente em temas mais específicos desse certame, como fundos imobiliários, securitização da dívida pública, regime de pessoal do Poder Público (estatutário e celetista). Com isso, consegui fazer uma prova discursiva segura, que me fez subir algumas posições em relação à 1ª etapa, razão pela qual sou grato aos professores e a toda equipe Vorne. Fizeram a diferença. Recomendo! "
André Valderramas Franco
"O curso do Vorne foi minha melhor escolha na preparação para a prova oral. O corpo docente conta com profissionais gabaritados da área, que aliam conhecimento jurídico e tratamento amigável. Em uma fase de extrema ansiedade, é imprescindível aprender com pessoas que nos passem conteúdos valiosos e, acima de tudo, tranquilidade e confiança. A equipe do Vorne se preocupa com o lado humano de seus alunos, além de oferecer excelentes materiais de estudo e estrutura confortável durante as aulas. "
Yuri Guerzet
"Após a aprovação na prova objetiva do TRF3/2018, senti necessidade de empreender um estudo dirigido para a segunda fase do referido certame. Na oportunidade, colegas muito preparados indicaram, de forma bastante efusiva, o VORNE. Tais indicações, aliadas à credibilidade que o Prof. Márcio Cavalcante empresta à instituição, me fizeram optar pelo curso específico para a mencionada segunda fase, então oferecido pelo VORNE. De pronto, senti certo estranhamento em relação à necessidade submeter as respostas escritas à mão. Contudo, tal expediente mostrou-se de grande valia, pois incentiva a simulação das condições reais da prova e ajuda a resgatar uma prática cada vez menos usual, porém de importância ímpar para um bom resultado: a caligrafia. Ademais, ao longo do curso, pude perceber o cuidado com que as questões propostas eram elaboradas. Igualmente, me deparei com o esmero e com a atenção despendida pelos professores nas correções individualizadas que, de fato, muito agregaram em minha preparação. Como resultado, tive a felicidade de ser aprovado na prova discursiva do TRF3 (concurso ora em andamento). E a boa experiência com o curso me colocou entre aqueles colegas que indicam o VORNE para auxiliar na preparação para concursos da magistratura federal.   "
Gabriela dos Santos
"Sou aluna do Vorne, desde o meu primeiro dia de estudo para concurso. Comecei pelo curso extensivo PGE/PGM, que foi essencial para a construção da minha base de conhecimentos para concursos de Advocacia Pública. Depois fiz cursos de reta final do Vorne para provas objetivas, discursivas e orais, cursos esses que foram primordiais para a minha aprovação nos concursos a seguir: PGE/SP, PGM/BH, PGE/AC, PGE/PE, PGE/AM e PGM/SL. Só tenho a agradecer ao Caio, criador do Vorne e, desde o início, meu coach, assim como aos demais coaches do Vorne, em especial à Clarissa Borges, que, mesmo não sendo minha coach oficial, sempre me presta orientações de ouro. Sem sombra de dúvidas, todos os cursos do Vorne (extensivo, objetiva, discursiva e oral) são investimentos que realmente valem a pena, tendo em vista os seguintes fatores: seleção bastante ponderada e minuciosa dos temas mais importantes para cada etapa da preparação pré e pós-edital; materiais de estudo de excepcional qualidade que de fato acrescentam informações pertinentes para concurso e que são constantemente atualizados; questões inéditas muito bem elaboradas para todas as fases, notadamente para as provas discursivas; preocupação dos professores em sempre aprimorar o curso. Por isso recomendo de coração os cursos de Advocacia Pública e o livro de Peças do Vorne. #teamvorne #vornenaveia "
Vinicius Dalazoana
""Acompanho o site 'Dizer o Direito' há algum tempo. Confiando na excelência do trabalho do Professor Márcio Cavalcante, decidi contratar o curso da Vorne para a segunda fase do concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A excelência foi mantida, agora também pelos demais professores. Destaco dois pontos: primeiro, foi nítido para mim que as questões eram cuidadosamente selecionadas, a fim de provocar o estudo de temas de provável ocorrência na prova (o que se revelou um acerto, por exemplo, quanto ao tema da sentença cível - Convenção de Haia sobre Aspectos Civis do Sequestro de Crianças); segundo, a personalização do atendimento, eis que, sempre que entrei em contato com os professores no intuito de esclarecer dúvidas, fui muito bem atendido. Não à toa, parabenizei e agradeci a cada integrante do corpo docente, e refaço-o agora, publicamente." "