Magistratura Federal

A Justiça Federal foi criada no Brasil em 1890. Desde lá, ela tem sido protagonista das principais causas que chegam ao Poder Judiciário.

Mais do que um simples ramo da Justiça voltado ao julgamento de causas envolvendo a União, suas autarquias, fundações e empresas públicas, a Justiça Federal se revela como guardiã do regime democrático, dos direitos humanos e como importante instrumento de efetivação dos princípios constitucionais, dentre eles, o da moralidade administrativa.

Nos últimos anos, a Justiça Federal tem se destacado pelo julgamento de grandes causas criminais envolvendo crimes contra a Administração Pública.

Com independência, dedicação e tecnicidade, os juízes federais têm atuado em processos criminais envolvendo grandes organizações criminosas, muitas delas com a participação de políticos e ex-autoridades.

O respeito e a credibilidade conquistados pela Justiça Federal têm motivado inúmeros operadores do Direito a também almejarem o sonho de integrarem a Instituição.

Coordenador

Márcio André Lopes Cavalcante

Juiz Federal (TRF da 1ª Região). Foi Defensor Público, Promotor de Justiça e Procurador do Estado. Dedica-se ao estudo da jurisprudência por acreditar que se trata, atualmente, de uma das fontes do Direito, sendo, aliás, a mais dinâmica delas. Atua como “professor virtual” de milhares de alunos das mais diversas partes do país por meio do site “Dizer o Direito” (www.dizerodireito.com.br), do qual é editor.

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Curso Extensivo MAGF é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de magistratura federal. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Curso Extensivo Magistratura Federal

Materiais e simulados organizados semanalmente em médio prazo.

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames da Magistratura Federal. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Rodadas - Analista Judiciário (Área Judiciária) -TRF3

Simulados para 1ª fase - Analista Judiciário (Área Judiciária) -TRF3

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas às iminentes provas orais dos concursos para ingresso na respectiva carreira.

Nessa fase da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores extrajurídicos assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado sob os aspectos jurídico, linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

Serão ministrados, como regra, dois cursos: 1) INTENSIVO, a ser realizado em São Paulo/SP ou Brasília/DF nas datas estabelecidas no cronograma do curso; 2) VIRTUAL, a ser realizado via Skype, com 6 (seis) encontros, nas datas combinadas com os professores responsáveis.

Equipe

Abby Ilharco Magalhães

Juíza Federal do TRF-2. Ex- Juíza de Direito do TJ/RS. Pós Graduada em Direito Público e Privado pela EMERJ. Aprovada em concursos para os cargos de Juíza no TJSP; Analista Judiciário e Oficial de Justiça TRF-2; Analista Judiciário e Técnico Judiciário do TRE/SP; Analista do MPE/RJ; Técnico Legislativo do TRF-1.

Adriana Hora Soutinho de Paiva

Juíza Federal Substituta do TRF da 1ª Região (aprovada no XVI Concurso). Ex-Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas. Aprovada no concurso de Procurador Federal. Ex-Técnico Judiciário, Analista Judiciário do TRF da 1ª Região e Analista do MPU.

André Holanda

Juiz Federal Substituto -TRF da 1ª Região. Ex- Advogado da União. Coautor do livro “Improbidade Administrativa” – Editora JusPodivm. Ex-Consultor Jurídico Substituto e Ex-Coordenador-Geral de Direito Administrativo da Consultoria Jurídica da União perante o Ministério da Previdência Social. Aprovado nos concursos para Juiz Federal Substituto (2º lugar), Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional, Procurador do Banco Central, Procurador Federal, Procurador do Estado do Rio Grande do Norte e Advogado da Caixa Econômica Federal, dentre outros.

Arthur Feijó

Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ex-Procurador Federal. Mestre em Ordem Jurídica e Constitucional e Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Direito Civil pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Autor do livro "Direito Civil Punitivo". Aprovado em concursos para Procurador do Banco Central, Analista do Ministério Público da União, Analista do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Analista do Ministério Público do Estado do Ceará, dentre outros.

Caio Watkins

Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (aprovado em 6o lugar no XVI concurso). Ex-Defensor Público do Estado do Espírito Santo (aprovado em 1o lugar no III concurso), ex-Defensor Público do Estado do Paraná (aprovado no I concurso) e ex-técnico superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (aprovado no I concurso). Aprovado no concurso público para procurador da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). Aprovado em 1o lugar na 1a e na 2a fase do 187o concurso de juiz substituto do TJSP (desistente do certame na fase oral em razão da posse no TRF2).

Fernanda Resende Djahjah Dominice

Juíza Federal do TRF-2, Mestre em Direito Constitucional pela PUC-RJ. Ex-Promotora do MPE-RJ, aprovada nos concursos para Analista do MPE-RJ e Fiscal de Tributos em Niterói.

Flávia Hora Oliveira de Mendonça

Juíza Federal Substituta do TRF da 4ª Região, aprovada em 1º lugar no XVII Concurso, estando lotada na 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR. Aprovada no concurso para Procuradoria Federal. Ex-Técnica e Analista do Tribunal de Justiça de Pernambuco (2012/2014), Ex-Analista Judiciária do TRF da 5ª Região, Seção Judiciária de Alagoas (2014/2017). Aprovada para o cargo de Analista do MPU (2010). Aprovada para o cargo de Analista Judiciário do TRE de Pernambuco (2011), Aprovada para o cargo de Técnico Judiciário do TRE do Ceará (2011). Dentre outros concursos.

Hiram Armênio Xavier Pereira

Juiz Federal Substituto da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária Amazonas – Especializada em matéria ambiental e agrária. Especializado em direito público pela Escola da Magistratura Federal (ESMAFE-PR). Graduado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná.

Lillian Pfleger

Juíza Federal Substituta do TRF da 4ª Região, aprovada em 2º lugar no XVII Concurso, estando lotada na 4ª Vara Federal de Cascavel/PR. Ex-Técnica e Analista do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (2012/2017). Aprovada para os cargos de Procurador dos Municípios de Taió/SC, Rio do Sul/SC, Procurador da CASAN, Analista do MPU, Analista do MPTC/SC, Analista da Defensoria Pública de SC, Analista Judiciário do TRE/SC, dentre outros concursos.

Luís Felipe Pimentel da Costa

Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ex-Defensor Público do Estado do Paraná. Aprovado também em concurso público para Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Márcio André Lopes Cavalcante

Juiz Federal (TRF da 1ª Região). Foi Defensor Público, Promotor de Justiça e Procurador do Estado. Dedica-se ao estudo da jurisprudência por acreditar que se trata, atualmente, de uma das fontes do Direito, sendo, aliás, a mais dinâmica delas. Atua como “professor virtual” de milhares de alunos das mais diversas partes do país por meio do site “Dizer o Direito” (www.dizerodireito.com.br), do qual é editor.

Maria Izabel Gomes Sant'Anna de Araujo

Juíza Federal do TRF-2. Aprovada nos concursos de Técnica TRE/RJ, Advogada da CEF, Defensora Pública da União, Procuradora Federal, Promotora no MPE/RJ e Juíza Federal do TRF-5. Mestre em Justiça Administrativa pela UFF.

Maurício Mendonça

Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (aprovado no XVI Concurso). Ex-Tabelião de Notas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (aprovado em 14º lugar - Edital 02/2011). Ex-Advogado (2008 a 2013). Especialista em Direito Público.

Ricardo Fay

Juiz Federal Substituto do TRF4. Ex-Técnico Judiciário do TRF4 (2010/2016). Ex-Analista Judiciário do TRF4 (2016). Ex-Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul (2016/2017).

Robson Mascarenhas

Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (aprovado no XVI Concurso). Ex-Procurador Federal. Aprovado também em concursos para Procurador do Município de Salvador e outros cargos.

Roney Leão

Juiz Federal, aprovado nos concursos para Analista-TRF 5, Técnico-TRF 5, Procurador Municipal Chã Preta, Analista-TRT 19, Procurador PGE AL (1º Lugar), Advogado da União (1º Lugar na 1ª Fase), Juiz Federal TRF 5 e Juiz Federal TRF 1. Autor de artigos em revistas especializadas.

Thiago de Mattos Cardozo

Juiz Federal Substituto do TRF da 2ª Região. Pós graduado em direito publico pela Universidade Cândido Mendes. Aprovado no concurso de Procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), no concurso da PGM Campinas e no concurso para Procurador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Thiago Magalhães

Oficial de Justiça Avaliador Federal aprovado no último concurso do TRF 4; ex-Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (aprovado em 1o. lugar)

O que estão dizendo sobre nossos cursos

Yuri Guerzet
"Após a aprovação na prova objetiva do TRF3/2018, senti necessidade de empreender um estudo dirigido para a segunda fase do referido certame. Na oportunidade, colegas muito preparados indicaram, de forma bastante efusiva, o VORNE. Tais indicações, aliadas à credibilidade que o Prof. Márcio Cavalcante empresta à instituição, me fizeram optar pelo curso específico para a mencionada segunda fase, então oferecido pelo VORNE. De pronto, senti certo estranhamento em relação à necessidade submeter as respostas escritas à mão. Contudo, tal expediente mostrou-se de grande valia, pois incentiva a simulação das condições reais da prova e ajuda a resgatar uma prática cada vez menos usual, porém de importância ímpar para um bom resultado: a caligrafia. Ademais, ao longo do curso, pude perceber o cuidado com que as questões propostas eram elaboradas. Igualmente, me deparei com o esmero e com a atenção despendida pelos professores nas correções individualizadas que, de fato, muito agregaram em minha preparação. Como resultado, tive a felicidade de ser aprovado na prova discursiva do TRF3 (concurso ora em andamento). E a boa experiência com o curso me colocou entre aqueles colegas que indicam o VORNE para auxiliar na preparação para concursos da magistratura federal.   "
André Valderramas Franco
"O curso do Vorne foi minha melhor escolha na preparação para a prova oral. O corpo docente conta com profissionais gabaritados da área, que aliam conhecimento jurídico e tratamento amigável. Em uma fase de extrema ansiedade, é imprescindível aprender com pessoas que nos passem conteúdos valiosos e, acima de tudo, tranquilidade e confiança. A equipe do Vorne se preocupa com o lado humano de seus alunos, além de oferecer excelentes materiais de estudo e estrutura confortável durante as aulas. "
Mauro Magalhães
"Fiz o curso Vorne de Rodadas para a Prova Discursiva (2º fase) do concurso da PGE São Paulo e ele foi, de fato, fundamental na minha aprovação. As rodadas simularam com precisão o formato e nível de dificuldade da prova, inclusive acertando algumas questões cobradas. Desse modo, não tive dificuldade com tempo, fato que era apontado como um dos principais desafios dessa etapa. O conteúdo do Curso, de igual modo, especialmente os espelhos dos simulados, foram excelentes e me garantiram sólida preparação, principalmente em temas mais específicos desse certame, como fundos imobiliários, securitização da dívida pública, regime de pessoal do Poder Público (estatutário e celetista). Com isso, consegui fazer uma prova discursiva segura, que me fez subir algumas posições em relação à 1ª etapa, razão pela qual sou grato aos professores e a toda equipe Vorne. Fizeram a diferença. Recomendo! "
Vinicius Dalazoana
""Acompanho o site 'Dizer o Direito' há algum tempo. Confiando na excelência do trabalho do Professor Márcio Cavalcante, decidi contratar o curso da Vorne para a segunda fase do concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A excelência foi mantida, agora também pelos demais professores. Destaco dois pontos: primeiro, foi nítido para mim que as questões eram cuidadosamente selecionadas, a fim de provocar o estudo de temas de provável ocorrência na prova (o que se revelou um acerto, por exemplo, quanto ao tema da sentença cível - Convenção de Haia sobre Aspectos Civis do Sequestro de Crianças); segundo, a personalização do atendimento, eis que, sempre que entrei em contato com os professores no intuito de esclarecer dúvidas, fui muito bem atendido. Não à toa, parabenizei e agradeci a cada integrante do corpo docente, e refaço-o agora, publicamente." "
Michele Bertotto
""Quando iniciei o curso preparatório para a segunda fase do TRF2 não tinha a mínima noção de como fazer sentença, tive apenas um mês e meio para aprender! Fui em frente, confiei no método e tive muita segurança na hora de fazer a prova, pois tinha treinado bastante através das rodadas. Durante o curso sempre tive muito apoio dos professores, mantive contato permanente por e-mail. Eles sempre foram muito atenciosos na correção, me respondiam prontamente. Tenho certeza que esse acompanhamento foi muito importante para o meu excelente desempenho. Super recomendo o VORNE!" "