Magistratura Estadual

As competências da magistratura estadual envolvem uma ampla variedade de matérias, normalmente envolvendo temas ligados ao cotidiano das pessoas.

Na área cível, por exemplo, os juízes estaduais são responsáveis por atuar em ações ligadas a direitos de personalidade, contratos empresariais, demandas de direito do consumidor, despejo, divórcio, guarda de filhos, alimentos, processos de falência entre outros. 

Na seara criminal, os crimes mais frequentes e de relevância prática são de competência da Justiça Estadual, como é caso da maioria dos furtos, roubos, crimes contra a dignidade sexual, tráfico de drogas etc.

São os juízes estaduais que decidem, ainda, as questões relacionadas com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e Código de Trânsito.

Vale ressaltar, ainda, que são os magistrados estaduais que atuam, cumulativamente, nos processos eleitorais em 1ª instância, decidindo lides de propaganda eleitoral, abuso do poder econômico, inelegibilidade, diplomação etc.

Esse amplo leque de atuação faz com que a magistratura estadual seja uma das carreiras mais atrativas e disputadas entre os candidatos a concursos públicos por permitir que atuem em casos relevantes que afetam, na prática, o cotidiano de milhares de pessoas.

Segundo dados disponibilizados pelo CNJ em 2017, existem quase 16 mil cargos de magistrados estaduais e 14% deles estão vagos. Em razão dessa grande lacuna de juízes, tem sido muito frequente a abertura de novos concursos para a carreira, nos diversos Estados da federação.

Desse modo, os concursos da magistratura estadual têm se mostrado uma excelente opção para os candidatos por oferecer muitas vagas e por permitir que os aprovados trabalhem com matérias interessantes e ligadas ao dia-a-dia da sociedade.

Coordenador

Jamil Chaim

Juiz de Direito (TJ/SP). Doutor e Mestre em Direito Penal pela PUC-SP. Professor da Escola Paulista da Magistratura.

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Curso Extensivo MAGE é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de magistratura estadual. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Curso Extensivo Magistratura Estadual

Programa de acompanhamento em médio prazo para Magistratura Estadual.

Diálogos sobre Sentenças TJ/SP (vagas limitadas)

Curso presencial sobre construção de Sentenças para o concurso do TJSP

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames da Magistratura Estadual. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Rodadas TJ/PR e TJ/SC

Simulados de prova objetiva para 1ª fase dos concursos TJ/PR e TJ/SC

Rodadas - TJ/SP - 2ª Fase (Turma 2)

Rodadas de provas práticas e discursivas para 2ª Fase do TJ/SP.

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas às iminentes provas orais dos concursos para ingresso na respectiva carreira.

Nessa fase da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores extrajurídicos assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado sob os aspectos jurídico, linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

Serão ministrados, como regra, dois cursos: 1) INTENSIVO, a ser realizado em São Paulo/SP ou Brasília/DF nas datas estabelecidas no cronograma do curso; 2) VIRTUAL, a ser realizado via Skype, com 6 (seis) encontros, nas datas combinadas com os professores responsáveis.

Equipe

Bruno Bernardes

Advogado. Mestrando em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas, e em Direito Processual pela UNISUL. Leciona Filosofia do Direito, Teoria do Direito, Hermenêutica Jurídica, Direito Processual Civil e Metodologia da Pesquisa Científica, na graduação e pós-graduação em Direito, e em cursos preparatórios para o Exame da OAB e carreiras jurídicas. Autor de livros e artigos jurídicos. Editor do Blog do MOCAM.

Abhner Youssif Mota Arabi

Juiz Substituto do TJSP. Aprovado no 187º Concurso de ingresso na Magistratura do TJSP. Assessor de Ministro do STF desde 2014. Autor dos livros: “Terceirização: uma leitura constitucional e administrativa” (Editora Fórum, 2018); “Mandado de Segurança e Mandado de Injunção” (Editora Juspodivm, 2018); “A Tensão Institucional entre Judiciário e Legislativo: controle de constitucionalidade, diálogo e a legitimidade da atuação do Supremo Tribunal Federal” (Editora Prismas, 2015); coordenador da obra “Direito Financeiro e Jurisdição Constitucional” (Editora Juruá, 2016) e autor de diversos capítulos de livro e artigos jurídicos. Professor e palestrante.

Antonio Carlos Pontes

Juiz de Direito no TJ/SP. Pós-graduado pela EMERJ. Professor de cursinhos para concursos e na EMERJ.

Fábio Gondinho de Oliveira

Juiz de Direito (TJ/MA). Especialista em Direito Público e Privado. Ex-Analista Judiciário do TJPI.

Guilherme Becker Atherino

Juiz Substituto no TJSP. Aprovado para o cargo de técnico superior jurídico da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Guilherme de Paula Nascente Nunes

Juiz Substituto no TJSP. Mestre em Direito processual civil pela PUC-SP (2015).

Henrique da Rosa Ziesemer

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina; Mestre e Doutorando em ciência jurídica; Professor da Escola do Ministério Público de Santa Catarina e de cursos de Pós - Graduação. Autor de livros jurídicos. Responsável pelo acompanhamento individualizado.

Jamil Chaim

Juiz de Direito (TJ/SP). Doutor e Mestre em Direito Penal pela PUC-SP. Professor da Escola Paulista da Magistratura.

Larissa Tunala

Juiza Substituta no TJSP. Graduada (2011) e Mestre em Processo Civil (2015) pela Universidade de São Paulo. Autora do livro “Comportamento processual contraditório: a proibição do venire contra factum proprium no direito processual civil brasileiro”.

Larrissa Gabriella Lins Victor Lacerda

Juíza Substituta do Tribunal de Justiça de Alagoas. Ex-Delegada de Polícia Civil do Ceará. Ex-Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça de Sergipe. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade Social da Bahia. Graduação em Direito pela Universidade Tiradentes/SE.

Raphaell Bruno Aragão Pereira do Oliveira

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão (4º lugar), Promotor Eleitoral da 51ª Zona Eleitoral do estado do Maranhão. Ex-Defensor Público do Estado de São Paulo, Ex- Defensor Público do Estado do Maranhão. Responsável pelo acompanhamento individualizado.

Renato Augusto Pereira Maia

Juiz Substituto no TJSP. Aprovado nos concursos públicos para Juiz Federal no TRF-1, Procurador do Munícipio de Campinas/SP, advogado da Estatal mineira MGI participações e Analista de Apoio à Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Ricardo Ferracini Neto

Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo, Professor de Direito Penal (pós-graduação CERS). Autor de livros jurídicos. Responsável pelo acompanhamento individualizado.

Ricardo Silvares

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Doutorando e Mestre em Processo Penal pela USP. Professor de pós-graduação (CERS/Estácio) e graduação (FACAMP). Responsável pelo acompanhamento individualizado.

Senivaldo dos Reis Junior

Juiz Substituto no TJSP. Aprovado para Analista TJ/GO, Auditor TCM/GO. Pós-graduado em Direito Público, Especialista em Direito Administrativo, Direito da Criança e Adolescente e Direito Eleitoral.

Vanessa Malveira Cavalcanti

Advogada da União. Aprovada na PGE/PR, no TJ/PI - Juiz (2º lugar, antes da prova de títulos) e na DPE/MG.

O que estão dizendo sobre nossos cursos

Lucas Leal
"O que dizer do Vorne?! Conheci o curso quando ainda se chamava “Coaching PGE”, e sempre ouvia ótimos comentários a respeito. A partir do momento em que decidi levar a sério a vida de concurseiro, optei por tal curso, e não me arrependi um segundo sequer.  Os materiais excelentes, revisões programadas, simulados de altíssimo nível... enfim, a fórmula para a aprovação!!! Especificamente falando do concurso da Procuradoria do Estado de Pernambuco, no qual fui aprovado, eu participei do curso de Reta Final do Vorne: a mesma excelência do curso extensivo, com metas diárias e abordando os pontos essenciais para tal prova.  Só tenho a agradecer ao Vorne por me possibilitar concorrer com reais chances de aprovação nos concursos de todo o Brasil. Sempre terão a minha confiança e agradecimento!!! "
Michele Bertotto
""Quando iniciei o curso preparatório para a segunda fase do TRF2 não tinha a mínima noção de como fazer sentença, tive apenas um mês e meio para aprender! Fui em frente, confiei no método e tive muita segurança na hora de fazer a prova, pois tinha treinado bastante através das rodadas. Durante o curso sempre tive muito apoio dos professores, mantive contato permanente por e-mail. Eles sempre foram muito atenciosos na correção, me respondiam prontamente. Tenho certeza que esse acompanhamento foi muito importante para o meu excelente desempenho. Super recomendo o VORNE!" "
Mauro Magalhães
"Fiz o curso Vorne de Rodadas para a Prova Discursiva (2º fase) do concurso da PGE São Paulo e ele foi, de fato, fundamental na minha aprovação. As rodadas simularam com precisão o formato e nível de dificuldade da prova, inclusive acertando algumas questões cobradas. Desse modo, não tive dificuldade com tempo, fato que era apontado como um dos principais desafios dessa etapa. O conteúdo do Curso, de igual modo, especialmente os espelhos dos simulados, foram excelentes e me garantiram sólida preparação, principalmente em temas mais específicos desse certame, como fundos imobiliários, securitização da dívida pública, regime de pessoal do Poder Público (estatutário e celetista). Com isso, consegui fazer uma prova discursiva segura, que me fez subir algumas posições em relação à 1ª etapa, razão pela qual sou grato aos professores e a toda equipe Vorne. Fizeram a diferença. Recomendo! "
Gabriela dos Santos
"Sou aluna do Vorne, desde o meu primeiro dia de estudo para concurso. Comecei pelo curso extensivo PGE/PGM, que foi essencial para a construção da minha base de conhecimentos para concursos de Advocacia Pública. Depois fiz cursos de reta final do Vorne para provas objetivas, discursivas e orais, cursos esses que foram primordiais para a minha aprovação nos concursos a seguir: PGE/SP, PGM/BH, PGE/AC, PGE/PE, PGE/AM e PGM/SL. Só tenho a agradecer ao Caio, criador do Vorne e, desde o início, meu coach, assim como aos demais coaches do Vorne, em especial à Clarissa Borges, que, mesmo não sendo minha coach oficial, sempre me presta orientações de ouro. Sem sombra de dúvidas, todos os cursos do Vorne (extensivo, objetiva, discursiva e oral) são investimentos que realmente valem a pena, tendo em vista os seguintes fatores: seleção bastante ponderada e minuciosa dos temas mais importantes para cada etapa da preparação pré e pós-edital; materiais de estudo de excepcional qualidade que de fato acrescentam informações pertinentes para concurso e que são constantemente atualizados; questões inéditas muito bem elaboradas para todas as fases, notadamente para as provas discursivas; preocupação dos professores em sempre aprimorar o curso. Por isso recomendo de coração os cursos de Advocacia Pública e o livro de Peças do Vorne. #teamvorne #vornenaveia "
Lucas Cunha
"O Curso Vorne é uma excelente ferramenta voltada para aqueles que buscam lograr êxito em um concurso público da área jurídica. É fundamental não só para o candidato iniciante, que pretende introduzir em sua rotina uma forma de estudo mais aprofundada e adequada aos níveis de cobrança das provas, mas também é indispensável para o candidato mais experiente, que já possui um bom domínio geral das matérias, mas necessita aparar arestas e solidificar o conhecimento em matérias específicas de determinados certames. Fiquei imensamente satisfeito com a qualidade do material, tendo me surpreendido bastante a especificidade de cada curso, que se adéqua perfeitamente à carreira para a qual se volta. No meu caso, como eu ainda não possuía tanta bagagem para concursos de Advocacia Pública, o Curso Vorne foi essencial para que meu primeiro contato com determinadas matérias já fosse realizado com o nível adequado e com excelente didática, permitindo um bom desempenho nas provas. Ao Vorne, portanto, só tenho a agradecer. "