Ministério Público Estadual

É induvidoso que a Constituição de 1988 desenhou o perfil que hoje apresenta o Ministério Público. Embora se tratando de Instituição em constante mudança, é a Carta Cidadã de 1988 quem traça suas diretrizes, afastando-o, de vez, de qualquer papel representativo do Estado para assumir, indisputavelmente, a função de defensor da sociedade. É a exata dicção do art. 127, caput, da CF: “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses socais e individuais indisponíveis”.

Inegável, portanto, a confiança depositada na Instituição pelo Constituinte, reconhecendo no Ministério Público um dos canais que a sociedade pode dispor para a consecução do objetivo estratégico da República brasileira, qual seja, a construção de uma democracia econômica e social. A trajetória traçada historicamente pela Instituição habilitou-se à representação dos interesses sociais e dos valores democráticos. Nessa perspectiva, a Constituição de 1988 consolidou o novo perfil político-institucional do Ministério Público, definindo o papel essencial que deve desempenhar numa sociedade complexa, na defesa do regime democrático, da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, instrumentalizando-o para tais fins.

Coordenador

Rogério Sanches

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Professor da Escola Superior do MP/SP e MP/MT, sendo um dos mais conhecidos e respeitados nomes do Direito Penal do país. Autor das seguintes obras: - Manual de Direito Penal - Parte Geral, Manual de Direito Penal - Parte Especial; - Código Penal para Concursos, Lei de Execução para Concursos, e - Prática Penal para o MP, todos publicados pela Editora Juspodivm.

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Coaching Extensivo MPE é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de promotoria. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Coaching Extensivo Ministério Público Estadual

Programa de acompanhamento em médio prazo para MPE.

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Reta Final - MP/MG

Programa específico com base no edital de abertura n. 01/2019

Reta Final - MP/GO

Programa específico com base no edital de abertura n. 01/2019

Reta Final - MP/CE

Programa específico com base no edital de abertura n. 01/2019. (PRÉ-INSCRIÇÃO)

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames do Ministério Público Estadual . As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Rodadas Objetivas - Analista Processual - MP/RJ

Simulados de prova objetiva para 1ª fase (PRÉ-INSCRIÇÃO)

Rodadas Ministério Público - SC - 2ª fase

Rodadas de provas práticas e discursivas para MP/SC

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral do VORNE são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas. 

Nessa etapa da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores outros (extrajurídicos) assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado não somente sob o aspecto jurídico, mas também linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

O Curso possui duas modalidades: 1) PRESENCIAL, 2) VIRTUAL, a ser realizado via Skype, com 5 (cinco) encontros, nas datas combinadas com os professores responsáveis. Existem ainda a possibilidade do aluno contratar as duas modalidades; (PRESENCIAL + VIRTUAL), realizando dessa forma uma ampla preparação para essa fase do concurso.

Equipe

Alexandre Sanches Cunha

Advogado Criminal. Professor Universitário. Bacharel em Direito pela PUC-Campinas. Bacharel em Filosofia pela UNICAMP. Especialista em Direito Penal pela PUC-Campinas. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Mestre em Filosofia pela UNICAMP.

Anderson Souza

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Atua na área cível, com ênfase em saúde. Promotor Eleitoral. Pós-Graduação em Direitos Difusos e Coletivos. Aprovado também nos concursos para o cargo de Analista da Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Henrique da Rosa Ziesemer

Promotor de Justiça em Santa Catarina. Promotor Eleitoral. Mestre e Doutorando em Direito. Especialista em Processo Penal e Direito Administrativo. Professor da Escola do MPSC, Escola da Magistratura do Paraná e Vorne. Leciona Direitos Difusos e Coletivos, Legislação do Ministério Público e técnicas de autocomposição. Autor dos livros: Interesses e Direitos Difusos e Coletivos e Revisaço - Direitos Difusos e Coletivos-, ambos pela Juspodivm.

Júlia Flores Schütt

Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Aprovada em 15º lugar no concurso para ingresso à carreira de Promotor de Justiça junto ao Ministério Público do RS. Aprovada em 3º lugar na lista geral do concurso de assessor do Ministério Público/RS. Graduada pela PUC/RS. Aluna da turma do ano de 2018 da Escola de Altos estudos em Ciências Criminais do Professor Edilson Mougenot Bonfim.

Marcelo Sorrentino Neira

Promotor de Justiça no Estado de São Paulo. Assessor do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de São Paulo.

Marcos Gomes da Fonseca Neto

Promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais. Ex-Promotor de Justiça no Estado do Mato Grosso. Aprovado no concurso para Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Ex-Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) no Ministério Público de São Paulo (aprovado em 2º lugar no concurso, com a maior nota na fase escrita).

Maria Carolina Silveira Beraldo

Promotora de Justiça no Estado de Minas Gerais, mestre e doutora em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo - USP, professora universitária e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Monique Mosca Gonçalves

Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ex-membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Mestre em ciências jurídico-ambientais pela Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Direito Penal pela Universidade Anhanguera/UNIDERP.

Orlando Brunetti Barchini e Santos

Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, aprovado no 90º concurso de ingresso. Professor Assistente na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo-SP, em Direito Civil (2009/2010). Membro da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais.

Pérsio Ricardo Perrella Scarabel

Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, ex-Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul, aprovado em concurso público para o cargo de advogado da BR Distribuidora. Membro da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais e Mestrando em direito penal pela PUC/SP.

Rafael Moreno Rodrigues Silva Machado

Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Pós-Graduação em Direito Processual Civil e Direito Constitucional.

Raphaell Bruno Aragão Pereira do Oliveira

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão (4º lugar), Promotor Eleitoral da 51ª Zona Eleitoral do estado do Maranhão. Ex-Defensor Público do Estado de São Paulo, Ex- Defensor Público do Estado do Maranhão.

Ricardo Ferracini Neto

Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo, Professor de Direito Penal (pós-graduação CERS). Autor de livros jurídicos.

Ricardo Silvares

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Doutorando e Mestre em Processo Penal pela USP. Professor de pós-graduação (CERS/Estácio) e graduação (FACAMP)

O que estão dizendo sobre nossos cursos

Vinicius Dalazoana
""Acompanho o site 'Dizer o Direito' há algum tempo. Confiando na excelência do trabalho do Professor Márcio Cavalcante, decidi contratar o curso da Vorne para a segunda fase do concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A excelência foi mantida, agora também pelos demais professores. Destaco dois pontos: primeiro, foi nítido para mim que as questões eram cuidadosamente selecionadas, a fim de provocar o estudo de temas de provável ocorrência na prova (o que se revelou um acerto, por exemplo, quanto ao tema da sentença cível - Convenção de Haia sobre Aspectos Civis do Sequestro de Crianças); segundo, a personalização do atendimento, eis que, sempre que entrei em contato com os professores no intuito de esclarecer dúvidas, fui muito bem atendido. Não à toa, parabenizei e agradeci a cada integrante do corpo docente, e refaço-o agora, publicamente." "
Michele Bertotto
""Quando iniciei o curso preparatório para a segunda fase do TRF2 não tinha a mínima noção de como fazer sentença, tive apenas um mês e meio para aprender! Fui em frente, confiei no método e tive muita segurança na hora de fazer a prova, pois tinha treinado bastante através das rodadas. Durante o curso sempre tive muito apoio dos professores, mantive contato permanente por e-mail. Eles sempre foram muito atenciosos na correção, me respondiam prontamente. Tenho certeza que esse acompanhamento foi muito importante para o meu excelente desempenho. Super recomendo o VORNE!" "
Yuri Guerzet
"Após a aprovação na prova objetiva do TRF3/2018, senti necessidade de empreender um estudo dirigido para a segunda fase do referido certame. Na oportunidade, colegas muito preparados indicaram, de forma bastante efusiva, o VORNE. Tais indicações, aliadas à credibilidade que o Prof. Márcio Cavalcante empresta à instituição, me fizeram optar pelo curso específico para a mencionada segunda fase, então oferecido pelo VORNE. De pronto, senti certo estranhamento em relação à necessidade submeter as respostas escritas à mão. Contudo, tal expediente mostrou-se de grande valia, pois incentiva a simulação das condições reais da prova e ajuda a resgatar uma prática cada vez menos usual, porém de importância ímpar para um bom resultado: a caligrafia. Ademais, ao longo do curso, pude perceber o cuidado com que as questões propostas eram elaboradas. Igualmente, me deparei com o esmero e com a atenção despendida pelos professores nas correções individualizadas que, de fato, muito agregaram em minha preparação. Como resultado, tive a felicidade de ser aprovado na prova discursiva do TRF3 (concurso ora em andamento). E a boa experiência com o curso me colocou entre aqueles colegas que indicam o VORNE para auxiliar na preparação para concursos da magistratura federal.   "
Lucas Leal
"O que dizer do Vorne?! Conheci o curso quando ainda se chamava “Coaching PGE”, e sempre ouvia ótimos comentários a respeito. A partir do momento em que decidi levar a sério a vida de concurseiro, optei por tal curso, e não me arrependi um segundo sequer.  Os materiais excelentes, revisões programadas, simulados de altíssimo nível... enfim, a fórmula para a aprovação!!! Especificamente falando do concurso da Procuradoria do Estado de Pernambuco, no qual fui aprovado, eu participei do curso de Reta Final do Vorne: a mesma excelência do curso extensivo, com metas diárias e abordando os pontos essenciais para tal prova.  Só tenho a agradecer ao Vorne por me possibilitar concorrer com reais chances de aprovação nos concursos de todo o Brasil. Sempre terão a minha confiança e agradecimento!!! "
Gabriela dos Santos
"Sou aluna do Vorne, desde o meu primeiro dia de estudo para concurso. Comecei pelo curso extensivo PGE/PGM, que foi essencial para a construção da minha base de conhecimentos para concursos de Advocacia Pública. Depois fiz cursos de reta final do Vorne para provas objetivas, discursivas e orais, cursos esses que foram primordiais para a minha aprovação nos concursos a seguir: PGE/SP, PGM/BH, PGE/AC, PGE/PE, PGE/AM e PGM/SL. Só tenho a agradecer ao Caio, criador do Vorne e, desde o início, meu coach, assim como aos demais coaches do Vorne, em especial à Clarissa Borges, que, mesmo não sendo minha coach oficial, sempre me presta orientações de ouro. Sem sombra de dúvidas, todos os cursos do Vorne (extensivo, objetiva, discursiva e oral) são investimentos que realmente valem a pena, tendo em vista os seguintes fatores: seleção bastante ponderada e minuciosa dos temas mais importantes para cada etapa da preparação pré e pós-edital; materiais de estudo de excepcional qualidade que de fato acrescentam informações pertinentes para concurso e que são constantemente atualizados; questões inéditas muito bem elaboradas para todas as fases, notadamente para as provas discursivas; preocupação dos professores em sempre aprimorar o curso. Por isso recomendo de coração os cursos de Advocacia Pública e o livro de Peças do Vorne. #teamvorne #vornenaveia "